Luz Ambiente e Luz solar
Definindo Opções de Iluminação
Comando |
Caminho |
Definindo Opções de Iluminação |
Visualizar |
O comando Definir opções de iluminação especifica a intensidade da luz ambiente e sua cor padrão para o documento. Por padrão, os parâmetros de luz ambiente são definidos como Ligado, com uma Cor branca e um Brilho de 35%. Este comando também define o ponto de branco para qualquer fonte de luz com uma temperatura de cor e especifica os parâmetros de iluminação de fundo do ambiente quando um recurso de fundo panorâmico é adicionado ao modelo.
Os usuários do Spotlight podem definir as opções de iluminação para todas as camadas com o comando Definir opções de apresentação do Spotlight ; veja Definindo opções de renderização Spotlight.
Para editar a luz ambiente de um viewport selecionado, clique em Opções de Iluminação na paleta Info de Objeto (veja Propriedades do viewport).
Para definir a luz ambiente:
Selecionar o comando.
A janela de diálogo Opções de Órbita é aberta. Defina a luz ambiente para a camada. A configuração de ponto de branco pode ser ajustada para fontes de luz na camada com uma temperatura de cor especificada.
Se as opções de iluminação forem controladas por um estilo Renderworks atualmente em vigor, a janela de diálogo Editar estilo Renderworks abrirá; veja Estilos de Renderworks. Nem todas as opções de iluminação estão disponíveis para todos os estilos Renderworks.
Clique para exibir/ocultar parâmetrosClique para exibir/ocultar parâmetros
Parâmetro |
Descrição |
Iluminação Indireta |
A Iluminação Indireta modela a transferência de energia luminosa entre os objetos do modelo, à medida que a luz é refletida e afeta o seu entorno. Quanto mais rebatimentos especificados, mais realista será a apresentação, mas também mais tempo será necessário para process-la. Selecione o nível de iluminação indireta a ser usado para apresentação: Nenhum: Iluminação direta apenas, para processamento mais rápido Prévia Imediata, Resolução Lenta, 2 Rebatimentos: Se a Visualização em tela cheia for selecionada para Opções do Renderworks Personalizado ou Estilos de Renderworks, fornece uma visualização em tela cheia imediata em uma resolução muito baixa que é lenta para resolver para a resolução final; isso é útil ao trabalhar interativamente em uma camada de projeto, mas não é apropriado para produzir apresentações finais Exterior, 3 rebatimentos: Três rebatimentos de luz costumam ser suficientes para melhorar as vistas externas Normal, 4 Rebatimentos: Quatro rebatimento de iluminação indireta são adequados para cenas externas e interiores bem iluminados Interior, 16 rebatidas: Usar dezesseis rebatimentos de iluminação indireta é adequado para cenas internas escurecidas ou parcialmente iluminadas, ou iluminação indireta completa e muito detalhada Texturas individuais podem ter suas próprias substituições de configuração de iluminação indireta para aprimorar uma cena enquanto reduzem o tempo de processamento necessário. Ao processar com Renderworks Rápido, a iluminação indireta é processada com uma qualidade “Baixa”; Renderworks Qualidade Final usa uma configuração de qualidade “Alta” para iluminação Indireta, e Renderworks Personalizado permite que a configuração de qualidade seja selecionada. |
Info do Ambiente |
Quaisquer alterações nas opções de iluminação ambiente solicitam um novo processamento imediato (somente modo de apresentação OpenGL) |
Ligado desligado |
Ativa ou desativa as configurações de luz ambiente |
Cor |
Especifica uma cor padrão associada à luz ambiente; clique na caixa de cores para selecionar a cor do traço |
Brilho |
Especifica o brilho da luz ambiente; arraste a barra deslizante ou insira um percentual |
Oclusão do Ambiente |
Escurece cantos, fendas, saliências e áreas onde os objetos se encontram, com sombras suaves, realçando as bordas e criando uma sensação mais realista de profundidade |
Força |
Especifica a escuridão das sombras nos cantos e áreas onde os objetos se encontram |
Tamanho |
Define a distância que as sombras se estendem; um tamanho maior aumenta o efeito |
Opções da Fonte |
|
Brilho do emissor (%) |
Ajusta o brilho de todos os objetos de luz com Usar Parâmetros Reais selecionado. Um método alternativo recomendado para ajustar todas as luzes é manter essa configuração em 100% e ajustar a exposição da imagem usando as opções da ferramenta Camera Renderworks. |
Temperatura da Cor Branca |
Selecione uma temperatura de cor que será equilibrada para parecer branca. As temperaturas mais baixas, que poderiam ter uma tonalidade laranja, ou temperaturas mais altas, que poderiam aparecer com uma tonalidade azul, são ajustadas para parecerem brancas. Selecione Personalizado para especificar uma temperatura a ser balanceada com o branco. |
Outra (K) |
Se uma Temperatura de cor personalizada for especificada, insira a temperatura em Kelvin |
Iluminação Ambiental |
Quando um fundo de imagem panorâmica foi selecionado, especifica como controlar sua contribuição de iluminação para a renderização (veja Criação de fundos de imagens panorâmicas ) |
A Partir do Fundo Atual |
Usa o plano de fundo do ambiente de imagem definido para a camada tanto como plano de fundo e fonte de luz |
A Partir de Fundo Selecionado |
Ilumina o modelo com as cores do fundo da imagem panorâmica selecionada aqui. Selecione o Fundo Renderworks . |
Nenhum |
Usa o plano de fundo do ambiente de imagem apenas como plano de fundo. O fundo não contribui para a iluminação. |